top of page
Frederick Griffith

Frederick Griffith foi um medico militar britânico, especialista em microbiologia. Nasceu em 1881 e morreu em 1941.

Ficou conhecido pelo Experimento de Griffith, onde fez várias experiencias com a bactéria Streptococcus pneumoniae, que causa pneumonia aos humanos e morte nos ratos. 

Na sua experiência, Griffith usou duas estirpes que são distinguíveis pela aparência das suas colonias quando crescidas em culturas laboratoriais. Nua das estirpes, as células são cobertas por uma capsula de polissacárido, dando uma aparência lisa (S). Na outra estirpe, um tipo mutante cresce nos ratos, que não é letal, a cápsula esta ausente, dando um aspeto rugoso (R). Griffith matou algumas células com vírus, fervendo-as, e injetou-as em ratos. Mas, houve ratos injetados com uma mistura de células virulentas mortas pelo calor e células não virulentas vivas, e os ratos acabaram por morrer. Porém, células vivas podiam ser recuperadas dos ratos mortos.

Estas células davam colonias lisas e eram virulentas após a injeção subsequente. De alguma forma, os restos de células lisas mortas, converteram as células rugosas viva em células lisas vivas. A este processo, Griffith designou de processo de transformação.

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Griffith,  (visualizado a 03/10/2015)

Fig.1- Frederick Griffith
Fonte:http://files.geneticavirtual.webnode.com.br/200000157-49abf4aa51/jbivg.jpg
(visualizado no dia 3 de Outubro)
 

Johann Friedrich Miescher

Foi um bioquímico suíço que descobriu o ácido desoxirribonucleico em 1869. O seu objetivo era identificar os componentes químicos do núcleo celular. No fim, acabou por descobrir uma substância desconhecida dos químicos, rica em átomos de fósforo e de nitrogénio, que a chamou de Nucleína. Anos mais tarde, a nucleína passou a ser denominada de ácido desoxirribonucleico. Em 1920, já se sabia a constituição dos ácidos nucleicos (ADN e ARN).

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Friedrich_Miescher,(visualizado a 10/10/2015).

Watson e Crick

Francis Harry Compton Crick nasceu a 8 de Junho de 1916 e morreu a 28 de Julho de 2004. Foi um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico.

James Dewey Watson nasceu a 6 de Abril de 1928 e é um biólogo molecular, geneticista e zoologista americano.

Juntos, com base nos trabalhos realizados por Maurice Wilkins, revelaram a estrutura em dupla hélice da molécula do ácido desoxirribonucleico (ADN). Watson e Crick descobriram que a molécula de ADN é formada por nucleotídeos e que cada nucleotídeo é constituido por um açúcar (desoxirribose), um grupo de fosfato e uma das quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Como os seus trabalhos eram sobre a molécula de ADN, Watson, Crick e Wilkins receberam um Prémio Nobel.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Watson (vsualizado a 11/10/2015).
           https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Crick (visualizado a 11/10/2015).
Fig.3- Watson e Crick
Fonte:http://dataphys.org/list/wp-content/uploads/2014/12/Watson-Crick-DNA-model.jpg
(visualizado no dia 11 de Outubro)
francis crick
Rosalind Franklin

Rosalind Franklin nasceu a 25 de Julho de 1920 e morreu a 16 de Abril de 1958. Foi uma biofísica britânica. Aos 15 anos, decidiu que queria ser uma cientista e iniciou como pesquisadora em 1942, analisando a estrutura física de materiais carbonizados utilizando raios-X.

Quando estava a trabalhar em Paris ,entre 1947 e 1950, usou a técnica da difração dos raios-X para análise de materiais cristalinos. Voltando à Inglaterra,juntou-se com Raymond Gosling no laboratório de biofísica do britânico Maurice Wilkins, onde iniciou a aplicação de estudos com difração dos raios-X para a determinação da estrutura da molécula deADN.

Mudou-se em 1953 para o laboratório de cristalografia, onde prossegui o seu trabalho sobre a estrutura do vírus do tabaco. Em 1956, quando iniciou a sua pesquisa sobre o vírus da póliomielite, descobriu que tinha cancro.

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosalind_Franklin (visualizado a 11/10/2015)

 

Fig.4- Rosalind Franklin

Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/9/97/Rosalind_Franklin.jpg 

(visualizado a 11 de Outubro)

Matthew Meselson

Nasceu a 24 de Maio de 1930 e é um geneticista e biologista molecular americano. 

Estudou Química na Universidade de Chicago. Em 1958, com Franklin Stahl, conseguiu demonstrar como o DNA se replica conservativamente.

Em 1960, Meselson aceitou o cargo de professor de biologia molecular na Universidade Harvard. Descobriu a base enzimática de proteção do DNA do hospedeiro, em que a célula reconhece o seu próprio ADN por adição de grupos metilo a ele. Meselson também descobriu o processo de reparação de emparelhamentos incorretos de ADN, que permite às células corrigir erros do ADN.

Desde 1963, que tem-se preocupado com o uso inapropriado de armas químicas e biológicas na guerra. Ele já foi consultor para um número de agências do governo, e participou em estudos científicos em que estes falavam sobre os efeitos do uso inadequado de armas biológicas. Atualmente, Meselson é o co-diretor do programa de Harvard Sussex em armas químicas e biológicas (CBW).

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matthew_Meselson, visualizado a 15/10/2015

Fig.5- Matthew Meselson.

Fonte: http://news.harvard.edu/gazette/2001/11.08/01-meselson.html (visualizado a 15/10/2015).

Lynn Margulis

Lynn Margulis nasceu a 5 de Março de 1938 e faleceu a 22 de Novembro de 2011. Foi uma bióloga e professora na Universidade de Massachusetts. E o seu trabalho científico mais conhecido é o da teoria da endossimbiose. Esta teoria propõe que os organelos ou organóides, que compõem as células eucariontes, sendo que estas surgiram de uma relação simbiótica entre organismos, ou seja, os cloroplastos e as mitocôndrias (organelos celulares) e os organismos eucariontes têm origem num procarionte heterotrófico – provavelmente um antepassado das cianobactéria atuais - que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, provavelmente de maiores dimensões. Conseguindo proteção e fornecendo energia ao hospedeiro através da fotossíntese. Esta teoria é apoiada por várias semelhanças estruturais e genéticas como, por exemplo, os cloroplastos primários das plantas conterem clorofila b e os das algas vermelhas e glaucophyta conterem ficobilinas. Atualmente, também vemos que há relação de simbiose entre bactérias e alguns eucariontes.

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lynn_Margulis (visualizado 06/11/2015)
margulis
Jean-Baptiste de Lamarck

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet nasceu a 1 de agosto de 1744 e morreu a  28 de dezembro de 1829. Foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada. Lamarck personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução.
A sua teoria era baseada em 2 principios fundamentais:

-Lei do uso e do desuso: em que diz que as modificações ocorridas nos seres vivos são influenciadas pelo ambiente em que estes de desenvolvem, pois o meio ambiente, segundo Lamarck, era o motor da evolução.


-Lei da herança dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.

 

Com origem da baixa nobreza, Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado como o curador dos invertebrados e começou uma série de conferências públicas. Antes de 1808, ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis. Mas graças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução.

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_de_Lamarck
(visualizado a 12/11/2015)
http://www.infoescola.com/biologia/teoria-de-lamarck/                   (visualizado a 12/11/2015).
https://www.infopedia.pt/login?ru=apoio/artigos/$lei-do-uso-e-do-desuso (visualizado a 12/11/2015)
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao14.php (visualizado a 12/11/2015).

Fig.7- Jean Lamarck

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_de_Lamarck

(visualizado a 12/11/2015)

lamarck

Charles Darwin

Charles Robert Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809 e faleceu a 19 de abril de 1882. Foi um naturalista britânico que propôs uma teoria que explica como é que a evolução se dá por meio da seleção natural e sexual.

Darwin começou a se interessar por história natural na universidade, quando era estudante de Medicina e, depois, em Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle trouxe-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que houve outros naturalistas, antes dele existir, e que tinham sido severamente castigados por sugerirem ideias como aquela. Por isso, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar todas as possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia semelhante à de Darwin, forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton e foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.

 

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin (visualizado a 12/11/2015)

Fig.8- Charles Darwin

Fonte: http://dgeneralist.blogspot.pt/2014/06/top-11-most-idiotic-darwin-awards.html

(visualizado a 12/11/2015)

darwin
Dolly

A ovelha Dolly nasceu a 5 de Julho de 1996 e morreu a 14 de Fevereiro de 2003. Foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta.

Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida.

O nome Dolly é uma referência ao nome da atriz Dolly Parton, pois Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática do núcleo. Apesardisto, Dolly deu a luz dois filhotes, mas foi observada em todas as fases. Em 2002, a Dolly sofria de um tipo de doença pulmonar agressiva e acabou por ser abatida em fevereiro de 2003. O seu corpo foi empalhado e neste momento, encontra-se no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovelha_Dolly(visualizado a 15/11/2015)

Fig.9- Dolly
Fonte: http://www.heraldinfinite.com/wp-content/uploads/2015/03/dolly-sheep.jpg
(visualizado a 15/11/2015)
dolly
Carolus Linnaeus

Carlos Lineu nasceu a 23 de maio de 1707, em Kronoberg, e morreu a 10 de janeiro de 1778, em Uppsala. Foi um botânico, zoólogo e médico sueco, aliás o criador da nomenclatura binomial e da classificação científica. Este foi considerado o "pai da taxonomia moderna"e foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época e podemos ver a sua figura nas atuais notas suecas de cem kronor.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carolus_Linnaeus (visualizado a 11/01/2016).

Fig.10-Carlos Lineu 
Fonte:http://www.infopedia.pt/$carl-lineu
(visualizado a 11/01/2016)

Ernst Haeckel

Ernst Heinrich Philipp August Haeckel nasceu a 16 de Fevereiro de 1834 e morreu a 9 de Agosto de 1919, na Alemanha. Foi um biólogo, naturalista, filósofo, médico, professor e artista alemão que ajudou a divulgar o trabalho de Charles Darwin. Também descreveu, nomeou várias espécies novas e mapeou uma árvore genealógica que relaciona todas as formas de vida. Foi um dos primeiros a considerar a psicologia como um ramo da fisiologia. Propôs alguns termos utilizados frequentemente como filo, ecologia, antropogenia, filogenia e Reino Protista em 1866. Os seus principais interesses recaíram nos processos evolutivos e de desenvolvimento e na ilustração científica.

Foi este biólogo que propôs a classificação do organismos em 3 reinos.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ernst_Haeckel (visualizado a 12/01/2016).

 

Fig.11- Ernst Haeckel
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ernst_Haeckel
(visualizado a 12/01/2016)
haeckel
Herbert Copeland

Herbert Faulkner Copeland nasceu em 1902 e morreu a 1968. Foi um biólogo norte-americano que contribuiu para a classificação dos organismos em reinos. Então, propôs em1956 um novo reino, chamado Reino Monera, que incluia organismos procariontes. O seu pai, Edwin Bingham Copeland, foi um botânico que, aparentemente, influenciou o seu filho, em relação ao sistema de classificação dos organismos em quatro reinos. Contudo, acabou por morrer de cancro.

 

Fonte:http://pt.encydia.com/es/Herbert_Copeland (visualizado a 12/01/2016)

  https://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Faulkner_Copeland (visualizado a 12/01/2016)

Fig.12- Herbert Copeland
Fonte:http://cmc1baaaf.blogspot.pt/2013/03/celulas-procariotas.html
(visualizado a 12/01/2016).
 
Copeland
Robert Whittaker

Robert Harding Whittaker nasceu a 27 de dezembro de 1920, em Wichita, nos Estados Unidos da América e, morreu a 20 de outubro de 1980, em Ithaca. Foi um biólogo, botânico e ecologista norte-americano. 

Este biólogo propôs, em 1969, uma nova classificação dos organismos, em cinco reinos, que é classificação atualmente adotada. (veja aqui)

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Whittaker (visualizado a 12/01/2016)

Fig.13- Robert Whittaker.

Fonte: http://www.cienciasnatureza.com/2012/11/robert-whittaker-classificacao-dos.html 

(visualizado a 12/01/2016).

whittaker
Carl Woese

Carl Richard Woese nasceu a 15 de julho de 1928, em Nova Iorque e, morreu a 30 de dezembro de 2012, em Ilinois. Foi um microbiologista norte-americano que se tornou famoso ao definir um novo domínio (Archaea), pela análise filogenética do RNA ribossômico 16S, uma técnica em que também foi pioneiro.

Estudou na Deerfield Academy em Massachusetts, Estados Unidos, e recebeu o grau de bacharel em matemática e física no Amherst College, em 1950, e também recebeu um doutorado em biofísica na Universidade de Yale, em 1953. Estudou medicina na Universidade de Rochester e de seguida, tornou-se num pesquisador pós-doutorado em biofísica na Universidade de Yale.

Tornou-se membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos em 1988 e recebeu duas medalhas que foram: a Medalha Leeuwenhoek (a maior honra em microbiologia), em 1992, e a Medalha Nacional de Ciências, em 2000. Também recebeu o Prémio Crafoord da Academia Real das Ciências da Suécia.

Morreu com 84 anos, devido a complicações decorrentes do cancro do pâncreas.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Woese (visualizado a 09/02/2016).

Fig.14- Carl Woese.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Woese

(visualizado a 09/02/2016).

woese
Norman Levi Bowen

Norman Levi Bowen nasceu a 21 de junho de 1887, no Canadá e morreu a 11 de setembro de 1956. Foi um geólogo emineralogista canadense.

Este revolucionou a petrologia experimental e a compreensão da cristalização dos minerais. Descreveu como os minerais diferentes se cristalizam sob variação das condições de pressão e temperatura.

Bowen estudou química, minerologia e geologia na Universidade de Queen, em Ontário, no Canadá.

Ao longo da sua vida, recebeu várias medalhas como a Medalha Bigsby de 1931 e a Medalha Wollaston de 1950 pela Sociedade Geológica de Londres; a Medalha Penrose de 1941 pela Sociedade Geológica da América e a Medalha Willet G. Miller de 1943 pela Sociedade Real do Canadá.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_Levi_Bowen (visualizado a 20/04/2016).  

 

Bowen
Alfred Wegener

Alfred Lothar Wegener nasceu a 1 de novembro de 1880, em Berlim, na Alemanha e, morreu a 5 de novembro de 1930, na Groenlândia. Foi um geógrafo e meteorologista alemão proponente da teoria da deriva continental.

Primeiro, este formou-se em astronomia, concluindo um doutoramento na Universidade de Berlim. Porém, este sempre teve interesse pela geofísica e também em outras áreas relacionadas com a geofísica como a meteorologia e climatologia.

Na área da meteorologia, Alfred foi o pioneiro na utilização de balões meteorológicos, no estudo das massas de ar.

Wegener demonstrou que o clima e as litologias coincidiam mesmo separados pelos oceanos. Depois de encontrar vestígios de fetos arbóreos tropicais na ilha, verificou que os continentes se tinham deslocado. Mas ele não sabia por que razão os continentes se moviam e, a princípio, os geólogos, especialmente os norte-americanos, desprezaram as suas ideias. Eles só se convenceram quando se descobriu que rochas magnéticas de idades diferentes apontavam para direções diferentes e não apenas para o polo norte magnético. E a melhor explicação para essas variações era explicada pela teoria da deriva dos continentes. Uma teoria em que afirma que há cerca de 300 milhões de anos, os continetes formavam uma única massa, a Pangeia. Apesar do geólogo não ter sido o primeiro a propôr a ideia de que antes os continentes estavam ligados, ele foi o primeiro a apresentar várias provas após vários estudos. Uma das provas que obteve foi o facto de ter encontrado grandes estruturas geológicas em diferentes continentes que pareciam ter uma ligação, como por exemplo, os estratos rochosos existentes na África do Sul serem idênticos àqueles encontrados em Santa Catarina no Brasil. Também, constatou que alguns fósseis muitas vezes encontrados em certos locais indicavam um clima muito diferente do clima dos dias de hoje. Por exemplo, fósseis de plantas tropicais encontravam-se na ilha de Spitsbergen no Ártico.

A sua última expedição à Groenlândia ocorreu em 1930. Nela, ao regressar de uma expedição de salvamento que levou alimentos a um grupo de seus colegas acampados num local remoto, acabou por morrer de hipotermia, um dia ou dois após o seu quinquagésimo aniversário.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Wegener (visualizado a 30/04/2016)

Fig.16- Alfred Wegener

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Wegener 

(visualizado a 30/04/2016)

bottom of page