Bebé venceu a leucemia graças à terapia genética experimental
- kelly Andrade
- 6 de nov. de 2015
- 1 min de leitura

Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/bebe-venceu-a-leucemia-gracas-a-terapia-genetica-experimental-1713563 (visualizado a 06/11/2015)
Uma bebé britânica com um ano de vida acaba de se tornar no primeiro ser humano a vencer uma leucemia graças a um tratamento com células imunitárias geneticamente modificadas.
Com apenas 14 semanas de vida, foi-lhe diagonosticada uma leucemia linfoblástica aguda. Foi tratada com quimioterapia e recebeu um transplante de medula óssea, porém o cancro voltou e os médicos anunciaram os pais que a sua filha iria morrer.
Contudo, os médicos proporam aos pais da criança um tratamento experimental, ainda desenvolvido, que consistia em modificar os glóbulos brancos vindos de um dador saudável, de forma a que estas células imunitárias conseguissem vencer as leucemias resistentes aos medicamentos.
Então, a bebé recebeu uma injeção de células geneticamente modificadas, chamadas células UCART19. E semanas depois, verificou-se que o tratamento tinha resultado.
Neste momento, Layla já não tem cancro e encontra-se em bom estado de saúde.
Link: PÚBLICO(visualizado a 06/11/2015).
Comentário: Pelos vistos, a manipulação genética tem os seus prós. É muito bom ver que com esta nova ciência é possivel curar certas doenças que achavámos que não tinham cura, como neste caso a leucemia. Espero que este tratamento seja bem estudado para poder salvar muitas vidas.
Comments