Consórcio para criar vacina contra o VIH recebe 23 milhões de euros
- kelly Andrade
- 7 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Instituições científicas de 11 países receberam dinheiro da União Europeia para acelerar o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da sida.
Um consórcio é liderado pelo Imperial College em Londres, no Reino Unido, e conta com a colaboração de universidades e empresas de países europeus, entre os quais se encontra a Alemanha, Áustria, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália e Suécia, e ainda a Austrália e o Canadá.
Este consórcio de 22 instituições recebeu 23 milhões de euros para acelerar o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH).
Há 30 anos que se tenta desenvolver uma vacina contra o HIV, mas sem sucesso. Este vírus mata as células do sistema imunitário e acaba por deixar as pessoas vulneráveis a qualquer microorganismo, desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida, ou sida. Sem tratamento, os doentes acabam por morrer das infecções que se propagam pelo corpo. Apesar de não haver cura, os medicamentos anti-retrovirais existentes fazem diminuir muito o número de vírus no corpo, o que permite viver durante décadas com o vírus.

Imagem: Representação do vírus dasida.
Fonte: http://medicinaemcasa.com/wp-content/uploads/2014/10/Como-se-origino-el-sida-1.jpg (visualizado a 07/11/2015)
No final de 2013, existiam 35 milhões de pessoas com este vírus, segundo as contas da Organização Mundial da Saúde. Muitas delas sem acesso aos medicamentos, principalmente na áfrica subsariana. Todos os anos, dois milhões de pessoas são infectadas pelo VIH. E, por ano, estima-se que sejam gastos cerca de 20.000 milhões de euros no mundo inteiro para o tratamento de pessoas com o VIH e sida.
No fundo, este consórcio permitirá reunir o conhecimento de especialistas em diferentes áreas e acelerar os ensaios clínicos.
Link: Público (visualizado a 07/11/2015)
Comentário: É triste ver que uma doença letal como o VIH é vista como potencial negócio. Muitas pessoas estão a morrer por não terem acesso aos medicamentos.... Somos todos humanos devíamos ter consideração uns pelos outros. Embora, eu pense que ja tenham criado a vacina contra o VIH, nunca a vão divulgar ao público porque estariam a perder um "esquema" para arrecadar dinheiro à custa de pessoas doente. Considero injusto esta situação!
Comentarios