Uma nova trilobite em Portugal
- kelly Andrade
- 9 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Fonte:https://www.publico.pt/ciencia/noticia/uma-nova-trilobite-em-portugal-1716131 (visualizado a )
Foi descoberto um fóssil de animal marinho (trilobite) extinto que tem 455 milhões de anos, em Portugal , em rochas da Formação Cabeço do Peão, no concelho de Mação, distrito de Santarém.
Apesar de, o fóssil ter sido descoberto pelo paleontólogo amador francês Pierre-Marie Guy, a identificação da nova trilobite foi feita pela Sofia Pereira, aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), orientada por Artur Sá (da UTAD) e por Carlos Marques da Silva (da FCUL).
As trilobites são uma classe extinta de artrópodes marinhos (grupo de animais com o corpo segmentado, que inclui os insectos, as aranhas ou os crustáceos) e a sua designação diz respeito à divisão transversal da sua carapaça em três lóbulos (tri-lobite): a ráquis (ao centro) e as pleuras (lateralmente). Estas viveram durante quase 300 milhões de anos, em ambientes marinhos do período Paleozóico e desapareceram da Terra há 250 milhões de anos, quando todas as massas continentais do planeta ficaram juntas numa só – a Pangeia – e elas não resistiram aos fenómenos vulcânicos e sísmicos originados por essa junção.
Em homenagem ao descobridor do fóssil, a equipa decidiu atribuir à nova espécie de trilobite o nome científico Radnoria guyi, num artigo na revista Bulletin of Geosciences, assinado pelos investigadores portugueses já referidos e ainda pelo paleontólogo amador Miguel Pires. Pierre-Marie Guy ofereceu o fóssil às colecções paleontológicas do Museu de Geologia Fernando Real, da UTAD, e indicou o local do achado onde, posteriormente, foram recolhidos mais exemplares para o estudo efectuado. Até ao momento, a equipa já encontrou seis exemplares desta trilobite.
Link: Público
Comentário: Isto é uma novidade científica, pois este é o registo fóssil mais antigo do género científico (Radnoria), o que nos permite saber a distribuição temporal e geográfica do género Radnoria, pois há a possibilidade deste tipo de trilobites ter originado em altas latitudes antárcticas. E também de descobrimos a localização de Portugal há 460 milhões de anos, quese encontrava perto do Pólo Sul. Acho que, definitivamente, devemos continuar com a procura e o estudo pelo fósseis, pois eles são a chave para o passado....
Komentarze