Os dinossauros também se cortejavam em danças nupciais
- kelly Andrade
- 10 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Imagem: Dois investigadores ao lado de duas grandes marcas de raspagem no chão deixadas por dinassauros no Colorado, nos Estados Unidos da América.
Nos Estados Unidos, descobriram-se marcas de raspagem no chão feitas há cerca de 100 milhões de anos por dinossauros terópodes – grupo de bípedes carnívoros que incluí o famosoTyrannosaurus rex –, cujas características indicam que esgaravatavam durante os rituais de exibição para cortejar o sexo oposto.
Como as aves descendem de uma linhagem de dinossauros que sobreviveu à colisão de um grande meteorito com a Terra há cerca de 65 milhões de anos, exterminando então muitas formas de vida, especulava-se até agora se os dinossauros não teriam rituais de acasalamento como as aves.
Podemos imaginá-los em rituais idênticos aos de aves, mas em ponto grande: animais de várias toneladas exibindo-se em arenas próprias para esses comportamentos, emitindo sons, dançando, abanando o corpo, a cauda, mexendo as pequenas patas dianteiras e raspando o chão com as fortes patas posteriores e tudo a tremer. Um espectáculo terrífico para nós, mas certamente muito atraente para os seus parceiros sexuais.
A equipa descobriu cerca de 80 vestígios fósseis de patas de terópodes esgaravatadas em quatro locais distintos do estado do Colorado. Estes vestígios misturam a pegada com as marcas das arranhadelas das garras, chegando algumas aos dois metros de comprimento — a dimensão de uma banheira. Como no mesmo local se encontram marcas de tamanhos e profundidades diferentes, isso indica que várias espécies de terópodes terão sido os seus autores.
Todas as marcas foram encontradas numa formação geológica de rochas sedimentares do período Cretáceo, que tem entre 103 e 97 milhões de anos. No maior dos quatro locais – uma área de cerca de 750 metros quadrados, numa rocha exposta de aproximadamente 50 metros por 15 metros –, encontraram-se 60 marcas de arranhadelas.
Link: Público
Comentario: Todos os animais têm a necessidade de atrair o sexo oposto e há várias formas de o fazer como as plumagens coloridas, danças, canções, cheiros e outros rituais de exibição.
Penso que muitas pessoas acham que os fósseis não são importantes, mas é através deles que nós sabemos que as espécies do passado não eram iguais às atuais. Aliás, se não houvesse a descoberta deste fóssil, não teriamos a certeza de que os dinaussaros tinham rituais de acasalamento.... Teríamos uma ideia, mas a certeza? Não.
Comments