top of page

Mau tempo: Deslizamento de terras, inundações e estradas cortadas. Viseu e Coimbra mais afetados

  • Foto do escritor: kelly Andrade
    kelly Andrade
  • 8 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

O mau tempo causou 239 ocorrências, principalmente deslizamentos de terra, quedas de árvores e inundações, afetando mais os distritos de Viseu e Coimbra. Neve corta várias estradas no norte.

Inundações em Viseu - Fotos TVI

Fonte: tvi 24


O mau tempo causou 239 ocorrências, principalmente deslizamentos de terra, quedas de árvores e inundações, afetando mais os distritos de Viseu e Coimbra, e no norte estão cortadas várias estradas devido à neve, segundo a proteção civil.

Os distritos mais afetados são Viseu, com 37 situações, Coimbra com 34, Porto com 31, Aveiro com 21 e Lisboa com 20, referiu a fonte da ANPC, acrescentando que se trata de “situações normais nestas condições meteorológicas”.

O acesso à Serra da Estrela está encerrado.

Na lista de ligações rodoviárias cortadas devido à neve está a estrada nacional 321 em Cinfães, a 230 em Tondela e a 351 em Oleiros, enquanto a autoestrada na região de Ventosa e Vouzela ficou condicionada.

Quanto à queda de granizo verificada nas primeiras horas da manhã, na zona de Lisboa, nomeadamente no concelho de Sintra, a fonte da ANPC disse não haver registo de qualquer situação.


Comentário: Os deslizamentos de terra são muito comuns nas zonas de vertente (zonas de instabilidade geomorfológica). Estes deslizamentos de terras são designados de movimentos de massa, ou seja, são deslocamentos, em zonas de vertente, de grandes volumes de materiais devido à ação da gravidade. Neste caso, os deslizamentos de terra foram causados pela elevada precipitação. Como a água tem a capacidade de estabelecer moléculas entre as partículas do solo, água mantém a coesão entre eles. Porém, quando o solo é saturado (como neste caso, onde houve elevada precipitação), as partículas do solo tendem a separar-se devido à pressão da água, fazendo com que grandes materiais da zona superior da vertente sejam transferidos para a zona inferior, provocando perdas de vida e de danos em edifícios.

Apesar destes deslocamentos de massa dependerem de certos fatores como a gravidade, do teor de água (como já foi dito anteriormente), da inclinação da vertente, etc; estas podem ser provocadas devido à ação humana sobre as zonas de vertente porque há a construção de obras nas zonas de grande instabilidade geomorfológica. Mas, ao longos do tempo, tem-se feito várias obras, nomeadamente, redes e muros de suporte com sistema de drenagem, com o objetivo de minimizar os riscos para a população.


 
 
 

Comments


© 2015 por Blog de Biologia e Geologia de 11ºano. Criado por Kelly Andrade

bottom of page