top of page

Energias renováveis obrigam Alemanha a pagar aos consumidores de electricidade

  • Foto do escritor: kelly Andrade
    kelly Andrade
  • 13 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

A Alemanha teve de pagar a quem consumiu electricidade no último domingo, por estar a gerar mais energia eléctrica do que aquela que era consumida.

O país atingiu um novo recorde de produção de energia renovável graças a um domingo solarengo e ventoso. Perto das 13h00, as centrais solares, eólicas, hídricas e de biomassa estavam a gerar cerca de 55 GW dos 63GW consumidos, ou seja cerca de 87%. Por isso, os preços da energia tornaram-se negativos durante várias horas. Resultado final: os consumidores foram pagos para consumir.

A Alemanha tem vindo a aumentar anualmente a produção de energia renovável. Segundo, a Energiewende (uma organização que tem um movimento anti-nuclear e reúne conservadores e ambientalistas), as energias renováveis representavam 33% da capacidade instalada no ano passado, mas novos empreendimentos eólicos estão a aumentar significativamente essa quota. Está planeado que o país atinja 100% de energias renováveis em 2050. Na Dinamarca, as eólicas já têm momentos em que produzem mais electricidade do que a que o país consome e, por isso, exporta os excedentes para a Alemanha, Noruega e Suécia.

A questão do último domingo é que o sistema de distribuição de electricidade alemão ainda é muito rígido e, por isso, os produtores e os consumidores demoram a responder ao sinal do preço. Ainda que as centrais a gás tenham sido mantidas paradas, as de carvão não podem ser paradas rapidamente e as nucleares não podem mesmo parar. Por isso, continuaram a produzir e a pagar para vender a electricidade que produziam à rede durante várias horas, enquanto clientes industriais, como refinarias e fundições, ganhavam dinheiro a consumir electricidade.

Em termos europeus, a Alemanha é apenas um dos países que está a apostar nas renováveis. A Áustria já anunciou ter atingido a meta de 100% de renováveis, sobretudo com barragens, solar e biomassa. Também os países nórdicos estão muito bem posicionados e Portugal, que diminuiu a progressão das renováveis nos últimos anos, propõe-se atingir 80% de renováveis em 2030.


Comentário: A energia proveniente do vento, tem sido aproveitada ao longo dos anos, com o fim de produzir energia elétrica através dos aerogeradores. Porém, neste caso, devido à grande produção de energia elétrica, a Alemanha ficou a perder, pois teve de pagar aos consumidores, para que estes "consumissem" energia elétrica....


 
 
 

Comments


© 2015 por Blog de Biologia e Geologia de 11ºano. Criado por Kelly Andrade

bottom of page