top of page

Portugal tem 10% a 15% de probabilidade de ter petróleo no mar...

A Galp vai avançar para a primeira perfuração no Alentejo este ano. Se for encontrado petróleo em quantidades suficientes, a produção vai ter início no espaço de oito a 10 anos.

A Galp vai avançar com o seu primeiro poço de petróleo em Portugal este ano. A perfuração vai ter lugar na costa alentejana a 90 quilómetros de Sines, em parceria com a italiana ENI. Apesar das diversas sondagens já feitas, este vai ser o primeiro poço que vai apurar se há petróleo no fundo do mar em Portugal. Mas será que há petróleo e gás natural no mar português? "Pode haver potencial. Estamos a falar de uma probabilidade de 10% a 15%" de encontrar petróleo, disse ao Negócios o director de Exploração da Galp, Roland Muggli. "Pode haver petróleo, mas pode não haver em quantidade suficiente para ser comercializado", ressalvou. Os hidrocarbonetos já foram encontrados em terra, mas o objectivo da Galp é encontrá-los agora no mar. "Existe petróleo e gás no "onshore" (em terra), é por isso que gostamos de Portugal, talvez os ingredientes estejam lá". O responsável sublinhou que a geologia aponta que Portugal pode ter o mesmo modelo geológico do Canadá, onde existe petróleo, pois em tempos remotos as duas margens do Atlântico estiveram unidas. Tal como no caso do Brasil e de Angola, ambos países produtores de petróleo. Contudo, destacou que avançar para a perfuração é "uma grande decisão. Demora muito tempo até decidir perfurar um poço". Presente na mesma conferência, o antigo presidente da Galp também sublinhou que pode haver petróleo no mar português. "A probabilidade de sucesso de haver óleo no poço que será perfurado este ano é de 10% a 15%", afirmou Manuel Ferreira de Oliveira. "É melhor não fazermos a festa já". Mesmo que seja encontrado petróleo, vai demorar algum tempo até ter início a produção. "Se tudo correr bem, demorará pelo menos oito a dez anos até à a primeira produção". Em caso positivo, este período entre a descoberta e a produção vai dar "tempo para o preço de petróleo subir, e para se tomar as medidas complementares, com as quais a sociedade pode beneficiar, que reforçem o valor económico do projecto para o país". O agora presidente executivo da Petroatlantic Energy deixou elogios à equipa da Galp e da Eni que vai perfurar no Alentejo. E relembrou que a probabilidade de sucesso para este poço também se aplica para a concessão que a Galp tem na bacia de Peniche. "O trabalho de exploração vai ser bem feito. Vamos manter os dedos cruzados".

Comentário: O petróleo é um recurso natural não renovável que é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Apesar de este ser um recurso bastante explorado, este tem os seus custos.... Em Portugal, já temos um "plano" para encontrarmos petróleo, no Alentejo, mas a concretização deste plano só será possível daqui a 8 a 10 anos e claro, muito dinheiro investido!!

E em vez de investirmos nas energias renováveis de modo a recuperar o nosso meio ambiente degradado, continuamos a explorar ainda mais esse recurso (petróleo). Se continuarmos a este ritmo, as nossas gerações futuras não terão a oportunidade de aproveitar este recurso, que é atualmente a principal fonte de energia, pois estamos cada vez mais a "gastar" e a "abusar" deste recurso, que só é renovado daqui a milhões de anos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo (visualizado a 21/05/2016)


bottom of page