top of page

Como já disse anteriormente, nos dias 5 e 6 de Fevereiro ocorreu a  I Jornada de Geologia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

No primeiro dia, ocorreu na parte da manhã, uma palestra (aliás várias palestras) com professores convidados das Universidades de Évora e da Madeira, em que abordaram temas relacionados com a "Geoengenharia: conceitos e aplicações", para os alunos do secundário da área de Ciências e Tecnologias. Os temas da apresentação foram:

“Rochas e Minerais: Compreender, Utilizar e Conservar”

“A Licenciatura em Engenharia Geológica”

“Os Recursos e o Nosso Futuro em Comum”

“Pedreiras - Segurança, Higiene e Ambiente”

- “A Licenciatura em Engenharia Civil”

“Túneis Rodoviários Antigos da Madeira”

Durante a palestra, tirei alguns apontamentos, mas para completar a informação recorri à Internet.

 

“Rochas e Minerais: Compreender, Utilizar e Conservar”

 

Na primeira parte da palestra, o Professor Doutor Jorge Pedro, da Universidade de Évora, introduziu o tema “Rochas e Minerais: Compreender, Utilizar e Conservar”. Em primeiro, falou da rocha (em geral) que é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais e podem ser divididos em três grupos:

-Rochas magmáticas: resultam da solidificação de magmas à superfície ou em profundidade devido à descida de pressão e de temperatura. Estas podem ser:

  • Rochas magmáticas intrusivas (plutônicas): quando o magma solidifica em profundidade, formando assim cristais. O exemplo desse tipo de rochas é o granito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Rochas magmática extrusivas (vulcânicas): quando o magma solidifica à superfície, não havendo tempo para formar cristais. O exemplo desse tipo de rochas é o basalto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Rochas metamórficas: formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Rochas sedimentares: são compostas por sedimentos transportados pela água, gelo ou vento e acumulados em depressões na crosta terrestre.

 

 O professor também mencionou sobre os minerais que são sólidos, têm estrutura própria e têm a sua própria composição química. Além disso, tem propriedades como:

- Brilho;

- Clivagem e fatura;

- Dureza;

- Cor;

- Traço ou risca.

 

Também referiu que há certos minerais como o rubi e o diamante, que pensamos que são importante, mas não são, apenas têm valor económico. Aqueles que são importantes, são aqueles que se encontram na litosfera e que extraímos como a argila, que a utilizamos no fabrico de telhas (por exemplo); os feldspatos, o quartzo e a calcite.

Desde sempre o Homem interessou-se nas rochas e vemos isso em monumentos, que conservamos, e referiram o monumento Stonehenge, que se situa na Escócia.

Imagem- Granito
Fonte:http://www.infoescola.com/geografia/tipos-de-rochas-e-minerais/ (visualizado a 12/02/2016).
Imagem-Basalto
Fonte:http://www.infopedia.pt/$basalto (visualizado a 12/02/2016).
Imagem- Exemplos de rochas metamórficas.
Fonte: http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/
(visualizado a 12/02/2016).
Imagem- Stonehenge
Fonte: http://passadocurioso.blogspot.pt/2008_10_01_archive.html (visualizado a 12/02/2016)
Imagem: Templo romano de Évora, um dos monumentos mais conservados.
Fonte: http://lazer.publico.pt/monumentos/6735_templo-romano-de-evora-templo-de-diana (visualizado a 12/02/2016).

Mas, há certos fenómenos que causam alteração nas rochas, consequentemente os minerais. A principal causa da alteração nos minerais das rochas é a meteorização, que é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por acção dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

Por fim, referiu os dois modelos da terra, que têm base: na composição química e nas propriedades físicas.

Imagem- Mosteiro dos Jerónimos, Belém (Lisboa), Portugal, um dos monumentos afetados pelas chuvas ácidas.

Fonte: http://www.willgoto.com/pictures/pictures.asp?Picture_Id=9dfe4475-902f-4df5-b6d0-c56ea5f0eee3&Language=5&Destination=355 (visualizado a 12/02/2016).

Imagem-Os dois modelos da estrutura interna da Terra.
Fonte: http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/49832082/Estrutura%20Interna (visualizado 12/02/2016).

“A Licenciatura em Engenharia Geológica”

 

Depois, Sandro Vicente, licenciado em Engenharia Geológica pela Universidade de Évora, abordou o tema “A Licenciatura em Engenharia Geológica”. Em que falou da Universidade de Évora e deu conselhos aos alunos secundários do curso Ciências e Tecnologia, sobre a ida para a Universidade.

E também falou o que consistia a Engenharia Geológica, que é outra denominação possível para o curso de Geologia e que o curso integra a área das Ciências Exatas e da Terra, possuindo disciplinas básicas das áreas de Matemática, Química, Física, Computação e disciplinas específicas, como Mineralogia, Cristalografia, Petrografia, Sedimentologia, Paleontologia, Estatigrafia, Geomorfologia, Petrologia, Geologia Estrutural, Geoquímica, Geofísica, Hidrogeologia, Geotectônica, Geologia de Engenharia, entre outras.

Por fim, disse que devíamos continuar os estudos, indo para a Universidade e escolhermos a área que mais gostamos.

 

"Os Recursos e o Nosso Futuro em Comum".

 

Na parte Painel II, o Professor Doutor Pedro Nogueira, da Universidade de Évora, introduziu o tema "Os Recursos e o Nosso Futuro em Comum".

Os recursos naturais são importantes para o nosso presente, mas também para o nosso futuro, pois estes são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Estes podem ser divididos em dois grupos:

  • Recurso renovável: é um recurso que não se se esgota facilmente devido à rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção. Os exemplos de energia renovável podem ser:

 

 

 

Imagem- Parque eólico , no Paúl da Serra, na Ilha da Madeira (Produção de energia eólica).
Fonte: http://www.wavec.org/content/files/08_Agostinho_Figueira.pdf (visualizado a 13/02/2016).
Imagem- Central Geotérmica do Pico Alto, Ilha Terceira, nos Açores.
Fonte: http://eeagrants-azores.pt/concursos/ (visualizado a 13/02/2016).
  • Recurso não renovável: é um recurso natural que não pode ser regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo. Eis os exemplos de recursos não renováveis que se encontram abaixo:

Imagem- Petróleo.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/petroleo-seus-derivados-901702.shtml#0 (visualizado a 12/02/2016).
Ilha da Páscoa

Durante a palestra, também foi referido que uma ilha é um ecossistema sensível e o professor deu um exemplo de esgostamentos ecológicos na Ilha da Páscoa.

A Ilha de Páscoa é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico. Está situada a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. É famosa pelas suas enormes estátuas de pedra, os moais.

No entanto, existe uma teoria que afirma que os nativos da ilha devastaram as florestas do lugar, para abrir espaço para a agricultura, acreditando que as árvores voltariam a crescer rapidamente. O crescimento populacional teria piorado o problema e a ilha não era mais suficiente para suportar seus habitantes. Também há outra teoria, em que diz que os roedores também foram responsáveis pelo o esgotamento de recursos, ao impedirem as árvores de crescerem.

Concluindo, com o aumento dos habitantes, estes exploravam em demasia os recursos da ilha, não pensando nas consequências que viriam a ter no futuro. 

Imagem- Os moais da ILha da Páscoa.
Fonte: http://www.adventureclub.com.br/blog/curiosidades/os-moais-da-ilha-de-pascoa/ (visualizado a 13/02/2016).

“Pedreiras - Segurança, Higiene e Ambiente”

Após o intervalo, o Professor Doutor Ruben Martins, da Universidade de Évora, introduziu o tema "Pedreiras - Segurança, Higiene e Ambiente". Começou por falar do conceito de Pedreira. Afinal, o que é uma Pedreira? Uma Pedreira é uma zona industrial, ou seja, é um tipo de mineração a céu aberto de onde rochas ou minerais são extraídos. São usadas para extrair materiais de construção, tais como pedras decorativas.Visualmente, as pedreiras são grandes e afunilam por questões tecnológicas, pois se estas não afunilassem, passado algum tempo já não haveria pedreira.

Afunilamento da Pedreira de mármore de Estremoz, em Évora.

Fonte:https://www.pinterest.com/pin/372109987939946814/ (visualizado a 13/02/2016).

Ciclo de trabalho da Pedreira:

  1. Perfuração;

  2. Corte;

  3. Desmonte;

  4. Esquadrejamento;

  5. Remoção.

 

Porém, trabalhar numa Pedreira envolve muitos riscos, por isso, é necessário usar equipamentos de segurança como o capacete e o colete refletor, para que não haja perdas de vida.

Como por exemplo, na pedreira são redimensionados blocos, ou seja, estes têm certas dimensões paralelepipédicas. E quando há o transporte desses blocos, se estes não forem bem posicionados, pode ocorrer graves acidentes.

Há impactos ambientais causados pela Pedreira como a eliminação das linhas de água, etc. Apesar de estas serem conhecidas por serem grandes poluidoras, não o são na realidade porque a pedreira situa-se (normalmente) numa área rochosa, afastada das populações, mas quando são construídas pedreiras perto das civilizações, não houve ordenamento do território, ou seja, não respeitaram o PDM (Plano diretor Municipal).

Além disso, o professor referiu algumas curiosidades sobre a Pedreira, como por exemplo:

  • só 10% é economicamente rentável nas pedreiras;

  • 70 a 90% dos escombros da Pedreira, vai para a fábrica;

  • quando as pedreiras são abandonadas, podem criar um lago para a habitação de alguns animais.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Lago na Pedreira de Mármore em Vila Viçosa, Évora

Fonte:http://www.dn.pt/portugal/sul/interior/pedreira-passa-a-ser-palco-de-opera-1666504.html (visualizado a 13/02/2016).

“A Licenciatura em Engenharia Civil”

O Professor Doutor João Martins, da Universidade da Madeira, introduziu o tema “ A Licenciatura em Engenharia Civil”. Este, começou por falar da engenharia civil, que é o ramo da Engenharia e esta tem um papel significativo na conceção, realização e exploração de sistemas sustentáveis que permitem uma adequada utilização pela população, com benefícios ao nível da sua qualidade de vida.

Ainda falou das consequências da falta ou insuficiência dos estudos geológicos, em que deu um exemplo: as casas têm fendas porque não se determinaram parâmetros

E que os assentamentos das fundações ocorrem porque o solo não estava preparado para receber aquele peso. Para esta situação, o professor deu o exemplo da Torre de Pisa, em Itália.

É inclinada, pois ao fazer pressão sobre o solo, adquiriu uma certa inclinação, pois aquele tipo de solo não é muito resistente.

“Túneis Rodoviários Antigos da Madeira”

O Eng.º Roberto Alves, mestre em Engenharia Civil, pela Universidade da Madeira, apresentou o tema “Túneis Rodoviários Antigos da Madeira”. Devido à falta de tempo, apresentou o tema em geral, referindo que os túneis mais recentes têm forma de arco.

Tunel entre a Meia Légua e Ribeira Brava

Fonte:http://www.tpfplanege.pt/pt/tunel-2-na-er-104-marginalribeira-brava-c-365-5-192-15-6-89.html (visualizado a 13/02/2016).

Ao contrario, dos tunéis mais antigos,que têm forma de quadrado.

Também disse algumas curiosidades como:

  • 18% dos tuneis estão desativados

  • 82% estão em serviço

  • Na zona sul, os tuneis estão fraturados e alterados

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Conclusão:

Aprendi várias coisas com esta palestra a nível de rochas, minerais, as pedreiras e os seu riscos; a importância dos recursos para o amanhã e também fiquei mais a conhecer a ilha da Madeira, bem como os seus tunéis. Todos os professores convidados estão de parabéns, pois transmitiram bem a informação aos alunos do Ensino Secundário. Não me importava nada que no próximo ano ocorre-se outra vez as Jornadas da Geologia.

Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteoriza%C3%A7%C3%A3o (visualizado a 10/02/2016)

                   http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo6.php (visualizado a 12/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_geol%C3%B3gica (visualizado a 12/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha_sedimentar (visualizado a 12/02/2016)

                   http://pt.slideshare.net/treis/rochas-magmticas-5285416 (visualizado a 12/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha_%C3%ADgnea (visualizado a 12/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_P%C3%A1scoa (visualizado a 13/02/2016) 

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_n%C3%A3o_renov%C3%A1vel (visualizado a 13/02/2016)

                   http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Pesquisa/noticia/2014/01/queda-da-civilizacao-da-ilha-de-pascoa-pode-ter-sido-causada-por-ratos.html (visualizado a 19/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural_renov%C3%A1vel (visualizado a 19/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_civil (visualizado a 27/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_n%C3%A3o_renov%C3%A1vel (visualizado a 19/02/2016)

                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedreira (visualizado a 22/02/2016)

                   http://www.dn.pt/portugal/sul/interior/pedreira-passa-a-ser-palco-de-opera-1666504.html (visualizado a 22/02/2016)

                   https://www.pinterest.com/pin/372109987939946814/ (visualizado a 22/02/2016)

                   http://agregados.mota-engil.pt/comunidade/ambiente/ (visualizado a 22/02/2016)

 

rochas e minerais
licenciatura
recursos
Pedreira
Engenharia civil
Túneis
bottom of page